Meliá investe na renovação dos seus hotéis no Brasil

Por

checkinsp

30/09/2024

Em conjunto com seus investidores, foram mais de R$ 100 milhões aportados para a atualização dos empreendimentos. Rede também aposta na expansão adotando o modelo de franquias.

“O valor de uma companhia hoteleira é sua capacidade de gerar negócios e rentabildade”. Essas palavras do Diretor da Meliá Hotels International para a América Latina, Victor Donmez, indicam o atual momento da rede hoteleira espanhola.

Desde 2020, a empresa, em conjunto com os investidores, aportou mais de R$ 100 milhões na atualização dos seus empreendimentos através de reformas nas áreas comuns, apartamentos e equipamentos.  “Aproveitamos a Pandemia, quando a ocupação estava baixa, em um primeiro momento através de fundos próprios de Meliá Hotels Internacional, para iniciar algumas obras, renovar e modernizar nossos hotéis”, comenta Victor. Este montante foi destinado para os 12 hotéis da Meliá no Brasil – 8 em São Paulo, 1 em Campinas e 3 em Brasília -, onde em cada um deles foram e estão sendo feitas intervenções conforme a necessidade, desde a compra de maquinário até reformas mais estruturais. O Meliá Jardim Europa, INNSiDE by Meliá São Paulo Iguatemi e INNSiDE by Meliá São Paulo Itaim, por exemplo, renovaram todo o lobby, a recepção, restaurante, bar, salas de eventos, cobertura e apartamentos; o Meliá Paulista investiu em um novíssimo Welness Center, gastronomia e agora está renovando todos os apartamentos.

A Meliá também aposta bastante em serviços, por isso, está dedicando atenção especial ao The Level, com objetivo de elevar ainda mais o seu padrão de luxo. O Meliá Brasil 21, em Brasília, e o Meliá Jardim Europa, em São Paulo, já contam com estes serviços diferenciados e exclusivos. Hóspedes que reservam acomodações na categoria The Level e aqueles que são membros Platinum do programa de fidelidade MeliáRewards podem fazer uso do The Level Lounge: um espaço moderno e elegante, projetado para proporcionar o máximo conforto e conveniência. Ele é equipado com conectividade  internet, TV a cabo, jogos de mesa, espaço para reuniões e leitura à disposição dos clientes, além de uma recepção exclusiva e um agradável e amplo terraço. Neste espaço, o hóspede pode fazer o seu check-in e check-out de forma mais ágil e reservada, realizar pequenas reuniões, tomar o seu café da manhã e ainda ter acesso a um happy hour todo fim de tarde, onde é possível desfrutar do serviço cortesia de bar e socializar-se com outros hóspedes.

Expansão

Dentro do plano estratégico de crescimento, a companhia decidiu abrir algumas de suas marcas para franquiar: Affiliated by Meliá, INNSiDE by Meliá, Sol by Meliá, Meliá Hotels & Resorts e The Meliá Collection. Até hoje, a Meliá Hotels International sempre foi mais conhecida pela gestão de suas próprias propriedades e de investidores, onde segue forte, mas a empresa entende que tem muitos hotéis independentes, familiares e de redes regionais que gostariam de se associar a alguma marca – principalmente internacional -, mas preferem continuar a gerenciar o seu negócio. Neste formato, os interessados podem se afiliar à Meliá Hotels International, e contar com a sua expertise comercial, distribuição e suporte para o negócio. E para a rede espanhola, as franquias darão uma velocidade maior para sua expansão. Para dar início a este novo modelo de negócios, a Meliá conta com equipe dedicada no Brasil e está incorporando mais profissionais locais.

A Meliá, que faz a gestão de quase 3.500 mil quartos no Brasil, mira sua expansão também em outras capitais como Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Fortaleza, além dos destinos turísticos como Gramado, Foz do Iguaçu e Porto de Galinhas. Mas também espera fortalecer a sua marca nos locais em que já opera.  A seu favor, para conquistar novos contratos no país, contam os 30 anos de operação no Brasil, o que garante um bom posicionamento de mercado e reconhecimento de suas marcas; os mais de 15 milhões de associados no seu programa de fidelidade MeliáRewards – que este ano celebra 30 anos; e a fácil interlocução com sua direção. “Somos uma empresa grande, de capital aberto, mas que oferecemos a proximidade de uma empresa familiar”, destaca Donmez.

Atualmente, a rede espanhola tem 9 marcas no seu portfólio agrupadas por nicho: as marcas Gran MeliáThe Meliá CollectionME by Meliá e Paradisus by Meliá representam 13% de participação nos negócios da empresa e representam a categoria Luxury.  As marcas Premium, com 53% de participação, são Meliá Hotels & ResortsINNSiDE by Meliá e ZEL, lançada em 2023 numa parceria com o tenista Rafael Nadal; e os outros 34% pertencem à categoria Essential, com as marcas SOL by Meliá e Affiliated by Meliá.

No Brasil, a rede opera com três marcas – Meliá Hotels & Resorts, INNSiDE by Meliá e Affiliated by Meliá -, que tem maior potencial de crescimento no país devido às suas características e atributos. Mas a rede também tem a expectativa de trazer novas marcas para cá como Gran Meliá e ME by Meliá em destinos urbanos e de praia, por exemplo.

O otimismo com o mercado hoteleiro vem dos resultados globais da Meliá registrou em 2023. As receitas consolidadas chegaram a 1.932 milhões de euros, crescendo 14,2% em relação à 2022; o RevPAR consolidado global aumentou +17,3%, atribuído principalmente à melhora da tarifa média. Este desempenho empresarial permitiu ao Grupo gerar um EBITDA de 486,5 milhões de euros (16,2 % superior ao de 2022) e um Lucro Líquido atribuível de 117,7 milhões de euros. Reforçando que 46% das vendas são oriundas de canais centralizados da rede.

Sobre a Meliá Hotels International 

Fundada em 1956 em Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International tem um portfólio de mais de 400 hotéis (portfólio e em construção), em mais de 40 países, e nove marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, The Meliá Collection, Paradisus by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, ZEL, INNSiDE by Meliá, Sol by Meliá e Affiliated by Meliá. O Grupo é uma das empresas líderes em hotéis resort no mundo, ao mesmo tempo em que aproveita sua experiência para consolidar o crescente segmento do mercado urbano inspirado no lazer. Seu compromisso com o turismo responsável levou o grupo a se tornar a empresa hoteleira mais sustentável da Espanha e da Europa, de acordo com a última Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global (Silver Class 2022). A Meliá Hotels International também está incluída no índice IBEX 35 da bolsa de valores da Espanha.

www.meliahotelsinternational.com

plugins premium WordPress