TENDÊNCIAS DO MERCADO PARA 2023
A ideia de poder trabalhar de qualquer lugar ganhou força durante a pandemia e mostrou que pode ser aplicada em muitas empresas. E, claro que o ramo hoteleiro aproveitou essa tendência para criar uma oportunidade, justamente porque as reservas foram duramente afetadas por conta das poucas viagens.
![](https://checkinsp.com.br/wp-content/uploads/2023/01/IMG_20220504_152340133-1024x649.jpg)
Dos termos que serão tendência no setor, dois são já fazem parte do nosso dia a dia, mas reforçam a ideia do trabalho ou estudo remoto.
O mais moderno é uma junção das palavras em inglês “business” (negócios) + “leisure” (lazer). O termo bleisure é literalmente mesclar uma viagem de negócios com momentos de descanso e claro, no mesmo lugar. O bleisure é principalmente para empresários que não conseguem tirar férias e viajam muito a trabalho. Mas, acredito, que logo se estenderá para quem trabalha de forma remota, pela Internet. Vamos aguardar.
O segundo termo, o hotel coworking, são hospedagens não apenas para viajantes que estão a trabalho, mas hospedes que de férias ou não que podem aproveitar a estrutura para o trabalho, com acesso a academia, piscina ou demais áreas comuns. Estou chamando de day use corporativo.
O terceiro e último, nasceu na pandemia e ganhará força, é o Resort office. Grandes hospedagens, com estruturas de praias, piscinas e bares, estão se preparando para receber hóspedes que também estão ali para trabalhar ou estudar.
Hotéis de férias e relaxamento sempre ‘evitaram’ a mistura das estações: não deixavam jornal nas áreas comuns, por exemplo. Mas a tendência herdada da pandemia está mesclando as atividades diárias. Minha ressalva é perder o equilíbrio e tornar espaços que naturalmente são de lazer em áreas de trabalho. Cabe ao hóspede aproveitar – da melhor forma possível – tudo que o setor tem a oferecer em relação ao “anywhere office”.
O que podemos dizer é que as tendências vieram para ficar. Um beijo e até o próximo Checkinsp.