TENDÊNCIAS DO MERCADO PARA 2023

A ideia de poder trabalhar de qualquer lugar ganhou força durante a pandemia e mostrou que pode ser aplicada em muitas empresas. E, claro que o ramo hoteleiro aproveitou essa tendência para criar uma oportunidade, justamente porque as reservas foram duramente afetadas por conta das poucas viagens.

Dos termos que serão tendência no setor, dois são já fazem parte do nosso dia a dia, mas reforçam a ideia do trabalho ou estudo remoto.

O mais moderno é uma junção das palavras em inglês “business” (negócios) + “leisure” (lazer). O termo bleisure é literalmente mesclar uma viagem de negócios com momentos de descanso e claro, no mesmo lugar. O bleisure é principalmente para empresários que não conseguem tirar férias e viajam muito a trabalho. Mas, acredito, que logo se estenderá para quem trabalha de forma remota, pela Internet. Vamos aguardar.

O segundo termo, o hotel coworking, são hospedagens não apenas para viajantes que estão a trabalho, mas hospedes que de férias ou não que podem aproveitar a estrutura para o trabalho, com acesso a academia, piscina ou demais áreas comuns. Estou chamando de day use corporativo.

O terceiro e último, nasceu na pandemia e ganhará força, é o Resort office. Grandes hospedagens, com estruturas de praias, piscinas e bares, estão se preparando para receber hóspedes que também estão ali para trabalhar ou estudar.

Hotéis de férias e relaxamento sempre ‘evitaram’ a mistura das estações: não deixavam jornal nas áreas comuns, por exemplo. Mas a tendência herdada da pandemia está mesclando as atividades diárias. Minha ressalva é perder o equilíbrio e tornar espaços que naturalmente são de lazer em áreas de trabalho. Cabe ao hóspede aproveitar – da melhor forma possível – tudo que o setor tem a oferecer em relação ao “anywhere office”.

O que podemos dizer é que as tendências vieram para ficar. Um beijo e até o próximo Checkinsp.